Destaque

Oficina de Jardim Vertical com Gernot Minke no Tibá


Escrevi sobre o SILABAS que aconteceu em Nova Friburgo no começo de setembro (confira o link aqui). Como falei lá no outro post um dos motivos que me fizeram ir era ter a oportunidade de participar de um workshop com Gernot Minke no Tibá, então vou fazer um breve relato de como foi essa experiência.


O Tibá é um lugar incrivelmente lindo, já fazia muito tempo que queria conhecer mas nunca tinha tido a oportunidade, aproveitei o SILABAS pra realizar vários sonhos rsrs... Na foto eu bem puxa-saco que sou seguindo o Minke pelo recorrido que fizemos pelo Tibá.


Gernot Minke é um dos pioneiros da Bioarquitetura, foi o cara que lá na década de 1970 levou a questão pra universidade e os primeiros estudos feitos em laboratório sobre construção com barro foram feitos por ele e seus alunos. Acredito que por muito tempo foi tido como louco, mas hoje se nós como arquitetos, permacultores e bioconstrutores temos uma base teórica sólida para nossas construções temos sim que ser gratos por toda sua loucura. Existem alguns outros nomes que também fazem parte dessa história das construções com terra, mas Minke é o cara que levou isso pro lado científico da coisa e isso faz muita diferença.

Na foto acima Minke finaliza o dia puxado de oficinas, fizemos uma maquete para aprender o passo-a-passo de um teto verde.


É como estar em uma realidade paralela...que lugar incrível <3

Um lugar lindo, feito do zero pelo arquiteto descalço, Johan van Lengen e sua esposa Rose, como ele mesmo gosta de contar, o terreno a 30 anos atrás era um pasto, e hoje a gente vê hoje tão cheio de diversidade e vida.


De uma pasto pra esse mar de verde...

Johan van Lengen que conversou com a gente depois do almoço, simpático e cheio de histórias.

O workshop era sobre jardins verticais e teto verde, mas claro sendo apenas um dia de curso não tinha como se aprofundar muito nos dois temas, ainda assim deu pra fazer muita coisa e aprender bastante.



A gente tem fé que vai ficar bonito rsrs


Esse foi feito num outro curso...espero que o nosso fique assim um dia hahah


E eu voltei pra casa carregada de livros, realizações e novos conhecimentos.



#permacultura #casadebarro #Português #Viagem #Bioconstrução #jardinsverticais