top of page
Destaque

O que é a tal Permacultura?


Apesar de não estar no nosso dicionário ainda, não é uma invenção nova, mas começou a ser popularizada não faz muito tempo. Tem gente que está nesse movimento faz muito tempo. Eu fugia da palavra Permacultura, por achar meio complicado e não querer me aprofundar muito, até negava um pouco ter algum envolvimento com ela, mas de algum modo já estava conectada.



Quando comecei tentar entender melhor o que essa palavra estranha significava, queria uma explicação clara e fácil, pra descomplicar mesmo e sempre acabava mais confundida. Então vou tentar simplificar um pouco.


O princípio


Na década de 1970 os australiano Bill Mollison e David Holmgren vendo que a coisa tava ficando feia pro nosso lado começaram a pensar numa maneira de viver mais harmonicamente com a natureza (isso bem resumidamente), inspirados pela maneira como vivem os aborígenes, surge a "Permacultura", escrevem alguns livros e começam a dar cursos e formar permacultores mundo a fora. Em 1992 chega ao Brasil e são formados os primeiros permacultores brasileiros, que formaram outros permacultores, que por sua vez formaram outros...e assim vai indo.


O que significa?


A palavra vem do inglês a junção de "permanent + agriculture" (hoje aceita-se também a junção de "permanent + culture")

"O desenvolvimento de ecossistemas agrícolas destinados a ser sustentáveis ​​e auto-suficientes." Mas com o tempo o termo ficou mais abrangente e a permacultura acabou sendo muito mais que um sistema agrícola.



A parábola do frango


Pra começar a entender tem um texto pequeno do Bill Mollison que se chama "A parabóla do frango", que explica de maneira (mais ou menos rs) simples o princípio da Permacultura. Eu não achei em português e o que eu tenho está em espanhol então vou tentar traduzir um trecho que acho interessante.



"A permacultura não se trata de galinhas, estufas, casas ou hortas. Trata-se de realizar as conexões entre todos esses elementos. Um bom projeto seria um ciclo natural completo apenas com entradas de energia.

Assim a permacultura não é horticultura e não tem nada a ver com técnica, no sentido que conhecemos a técnica, como fazer compostagem ou matar lagartas da couve, ou porque seus limoeiros ficam amarelos. Tem a ver com onde colocar corretamente o limoeiro e como satisfazer suas necessidades.

A permacultura ajuda a decidir onde colocar algo de maneira que funcione em relação com outras coisas. Sempre que isto não aconteça, teremos problemas. Cada entrada que não vem automaticamente na proporção correta, precisa ser corrigida.

A permacultura é a tecnologia mais avançada dos preguiçosos. Se tens êxito não precisas fazer nada mais, e simplesmente se tropeça nos produtos, já que de vez em quando necessitamos de ovos ou frangos."

E o texto segue, vale a leitura completa pra quem quiser começar a entender melhor.


Como faço para ser um permacultor?

Tem que ler, ler muito, hoje temos acesso à bastante informação, muitos livros, material na internet, tem que dar uma estudada. Você pode fazer um PDC (Permaculture Design Certificate ou Certificado de Design em Permacultura), tem vários institutos e permacultores que se organizam e dão esse curso, algumas faculdades também já estão abordando o tema, como extenção ou pesquisa. Também pode ir fazendo cursos curtos, como a permacultura é multidisciplinar vai ter curso de um monte de coisa pra fazer rs.

E depois na prática vai aprendendo também, porque apesar de a permacultura ser um sistema de design de planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, ela acaba sendo um estilo de vida. Então tem que por em prática o que se aprende, nem que seja começando de pouco em pouco.


Esse post é para ter uma ideia e entender, espero ter colocado de maneira clara, porque eu no começo achava um pouco confuso. Deixo alguns links para quem quiser se aprofundar um pouco mais.


Permacultura UFSC: permacultura.ufsc.br

Ecocentro Ipec: ecocentro.org

Pindorama: pindorama.org.br

bottom of page