top of page
Destaque

Valizas, Uruguai - A experiência "Lo de Ro"

Faz tempo que quero escrever sobre esse lugar, que é um dos meus lugares preferidos no mundo, mas sempre me faltavam fotos ou informações, então nessa Páscoa aproveitei para fazer isso, uma viagenzinha de uma semana pro Uruguai, ver os amigos, aproveitar uns dias de tranquilidade e ver como está ficando o hostel.

Lo de Ro é um hostel localizado em Valizas, uma praia do departamento de Rocha, ali perto da fronteira com o Brasil. Ro, é Rodrigo, o ser humano mais doido e mais lindo que você pode conhecer nessa vida, conheci ele em 2015 quando fui fazer um curso de bioconstrução com a arquiteta argentina Caro Lazzarini (que é a responsável pelo projeto também). Era o começo das obras, quando chegamos estava construída apenas a parte da estrutura de madeira, daí em diante fomos utilizando várias técnicas com barro para realizar o fechamento das paredes.


Em uma semana de curso fizemos quase toda a parte de fechamento em barro, eu aprendi um montão, fiz amigos lindos (Ro te amo) e me apaixonei por Valizas. Foi uma experiência incrível, aprendi MUITO de tantas coisas em tão pouco tempo, e ver aquele monte de madeira, barro, garrafas, palha se transformando numa casa foi bem legal, saber que um grupo pequeno de pessoas era capaz de fazer tudo aquilo em tão pouco tempo, me deu uma nova visão sobre esse tipo de experiência.

foto de Laura Ritacco
foto de Laura Ritacco
foto de Laura Ritacco
todos os hippies na nave!! <3

E como sempre o mais lindo dessas experiências são as pessoas que encontramos pelo caminho! (Foto roubada da minha amiga Gise Olguin)

Ro, que não é apenas o dono, mas foi o que mais trabalhou nessa obra, do início ao fim, sozinho ou com voluntários, sempre estava lá pisando barro, correndo de uma lado pro outro pra comprar tudo que faltava e sempre de bom-humor e recebendo todos com muito carinho.

Alguns dos móveis foram feitos com caixas de feira, pedaços de madeira e barro durante a própria obra, algo que pode sair bem econômico, basta planejar e pensar no layout interno antes.


Depois que seca a gente dá aquela limpada rs.

Passados alguns meses do curso eu voltei pra Valizas e fiquei um mês, já estávamos em outra fase da obra, mais detalhes e alguns acabamentos, nos quartos também foram pensados os mobiliários, camas de paletes, estantes de bambu, nichos... que foram surgindo de acordo com a criatividade do Rodrigo e dos voluntários.

 

E então, agora Abril de 2017, depois de quase um ano e meio retornei a Valizas, a Lo de Ro e estava ainda mais lindo, cheio de gente mais linda ainda. O banheiro novo ficou lindíssimo, um pouco peculiar, mas muito bonito. Os quartos também foram terminados e todos os espaços de convívio tanto interno quanto externo estão muito aconchegantes, com jeitinho de casa e é assim que todo mundo se sente lá. A pior parte do "Lo de Ro" é ir embora.

E depois os quartos, que ficaram coisamaislinda!

Eu acho que já tá sobrecarregado de tanta foto e a experiência Lo de Ro verdadeira tem que ser in loco, mas esse hostel é um espetáculo e ficou difícil a tarefa de selecionar as fotos.

Bom, tudo é muito especial nesse lugar, desde o dono, Ro, que te recebe sempre muito bem e te faz sentir em casa, passando pelos detalhes da construção de barro até todas as histórias e os amigos que são feitos nesse lugar.


Página do hostel no facebook: Lo de Ro Valizas

Página da querida amiga mais nova brasileira Laura Ritacco que me deixou usar algumas fotos: Vision Planetaria


bottom of page